Friday, December 29, 2006

ANO NOVO

Mudar de ano pode significar algo de novo nas nossas vidas? Sim, provavelmente do ponto de vista da tributação fiscal, com vários aumentos de preços de bens e serviços para o consumidor. Mas, tirando isso, existirá algo que mude mais? Verdadeiramente? Certo! Bem sei que tudo muda. Sim! Mas muda todos os dias, não necessáriamente no fim do ano civil, ou não?

Se assim é, como justificar então todos estes festejos, estas celebrações "pagãs" pela passagem de mais um ano civil completo. Qual é a necessidade que a nossa civilização sente de exteriorizar, de um modo agendado e pré calendarizado, esta explosão de alegria por toda a parte do mundo, durante as 24 horas em que o sol vai rodando pelo planeta e definindo a entrada oficial do novo ano nos vários locais habitados, desde os mais recônditos e menos desenvolvidos até aos mais ricos e eruditos.

Festas de ano novo, Reveillons para todos os gostos, concertos, fogo-de-artifício, passas, champanhe, cornetas, chapéus festivos, enfim, um nunca mais acabar. E para quê? Para benefício de quê? Em comemoração de quê?

Claro que é preferível ter um dia como este de alegria pré definida do que o contrário, caindo na melancolia ou na tristeza depressiva, desde que se consiga reflectir um pouco naquilo que este optimismo forçado nos leva a fazer crer.

Aproveite-se esta festa, todo este ruído para que, cada um de nós, faça um simples pensamento e tome uma decisão muito simples, mesmo que aos próprios olhos pareça quase insignificante:

-"Vou fazer algo para tornar este mundo melhor"

E se cada um de nós, na sua dimensão própria, fizer nesta passagem do ano um simples acto ao seu próprio alcance que permita tornar este mundo em que vivemos melhor, então estou certo de que o dia 1 de Janeiro de 2007 será, sem sombra de dúvida, um dia melhor para o mundo e que estes festejos celebram algo de bom e de útil.

Assim seja!

1 comment:

O Farol said...

Obrigada pela visita ao nosso blog.
E, pela parte que nos toca, vamos continuar a fazer o possível para tornar Cacilhas melhor e, dessa forma, contribuir para um mundo melhor.