Wednesday, May 9, 2007

Tratamento de Choque



"Falha técnica, é definitivamente uma falha técnica", foi o que me disse aquele terapeuta austríaco que me tratou durante todos aqueles anos, num inglês algo rude e acentuado nos érres, depois de me ter submetido a mais uma sessão de psicoterapia do comportamento.


"Isto é mesmo uma falha técnica de fabrico", disse-me ele com um trejeito de impotência depois de me ter submetido a mais uma daquelas violentas sessões de choques eléctricos dados com uma velha extensão de cabo eléctrico descarnado ligada à corrente de 220V e que terminava numa tomada decrépita a ser inserida dentro de um alguidar de metal ferrugento, cheio de água, onde eu tinha, mergulhados, os meus pés descalços.


"O que é estranho" disse-me ele, fazendo um tom de voz acentuadamente nostálgico, "é que este método resultava tão bem com todos os opositores do Fuhrer!...". "É que também éramos proibidos de permitir-nos ter falhas técnicas, nesse tempo!...", disse ele, como que revelando um segredo, quase em simultâneo com a queda de um fragmento de estuque bolorento do tecto daquela cave escura da prisão onde me mantinham em tratamento intensivo.

No comments: